A Câmara Municipal de São Luís autoriza doação de terreno para clínica de hemodiálise

23/06/2013 05:05

Nesta terça-feira, 18, na penúltima sessão ordinária desse semestre, da Câmara Municipal de São Luís de Montes Belos, foi aprovado em 2ª e 3ª votação o Projeto de Lei nº 040/2013, que altera a Lei 1876/2010, que tem como objetivo acrescer a área doada em 2010 à empresa Montes Belos Terapias Avançadas, que irá implantar na cidade uma clínica de hemodiálise.

Na administração passada a empresa havia recebido como doação, através da Lei nº 1876/2010, um terreno com o tamanho de 3.579,01 mt², no Setor Serra Verde II. No entanto, o tamanho da área foi considerado insuficiente, pelos proprietários, para atender ao projeto de edificação da futura sede da clínica de hemodiálise, que teve as obras iniciadas e paralisadas.

Sensibilizada com a situação, a prefeita, Mércia Tatico, enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 040/2013, solicitando dos vereadores a autorização para fazer a doação de mais uma área, à mesma empresa, no tamanho de 5.000 mt². Elevando o tamanho para 8.579,01 mt².

A tramitação desse Projeto na Câmara Municipal foi rápida e contou com o apoio de todos os vereadores. Na sessão ordinária do dia 11 junho, ele foi apresentado e teve um pedido de urgência na sua votação apresentado pelo vereador Valdir Ribeiro, que foi aprovado por unanimidade.

Na mesma sessão, após enfatizar a importância do Projeto, o vereador Eber Dias (PT) pediu ao presidente da casa, Edivaldo do Jornal, que não convocasse sessão extraordinária para votar o Projeto uma vez que ele e seus colegas de bancada precisavam conhecer melhor os detalhes da matéria e a área a ser doada. O pedido foi atendido pelo presidente.

Em seguida, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Edivaldo do Jornal, foi à tribuna e ressaltou a importância desta clínica de hemodiálise para a população de São Luís de Montes Belos. “Há muito tempo eu acompanho o sofrimento de várias pessoas de São Luís que fazem tratamento de hemodiálise em Goiânia. É muito sofrimento. Quero aqui parabenizar a prefeita, Mércia Tatico, por ter enviado tão rápido esse projeto a esta Casa de Leis”, disse o presidente.

Na última semana Edivaldo do Jornal cobrou da assessoria da prefeita agilidade no envio do Projeto uma vez que o caso é urgente e que, segundo ele, as barreiras burocráticas têm que ser rompidas pelo poder público. “A Câmara Municipal fez o seu papel ao aprovar o Projeto e autorizar à prefeita a doar o restante do terreno para que a empresa possa se instalar o mais rápido possível em nossa cidade”, finalizou o presidente.

De acordo com o projeto, a empresa terá 6 meses para reiniciar as obras e 2 anos para concluí-las. Segundo informações, extra-oficiais, os empresários estavam somente no aguardo da aprovação da doação desta outra área para começarem a construção da sede própria da primeira clínica de hemodiálise de São Luís de Montes Belos, que atenderá também a dezenas de municípios da região.

Fonte: Assessoria de imprensa da Câmara Municipal